sábado, 29 de janeiro de 2011

Cometa C/2010 X1 (Elenin)

Ele é chamado Elenin desde que foi descoberto por Leonid Elenin. Espero que a internet em breve estará tocando com os boatos e bytes de  notícias sobre este cometa. Por enquanto, não há muito o que dizer, então estou compartilhando o que eu recebi em privado a partir de um astrônomo do grande observatório  que quer permanecer anônimo para o momento. Ele diz:

1. É cedo demais para prever com precisão o caminho  futuro - os parâmetros orbitais não foram revistos.

2. Entre os cometas observáveis hiperbólica e parabólica (aquelas que vêm da Nuvem de Oort), este tem a menor distância de periélio ea menor inclinação em relação ao plano da eclíptica.

3. Órbita do cometa Elenin pode ser instável, pois pode encontrar alguns corpos escuros, por exemplo, no cinturão de asteróides ou mesmo alguns objetos Taurid. O que aconteceria nesses casos é uma questão de sorte.

4. Este cometa pode levar uma quantidade significativa de material com ele e se segue a órbita atualmente previsto, a Terra pode muito bem passar por esse material.

5. Se Elenin é nada parecido com o que Victor Clube, Tiago McCanney descreve, poderíamos ser dentro para algumas surpresas - boas ou ruins, quem sabe?





Quando ele foi descoberto pela primeira vez em dezembro do ano passado, foi calculado que passaria Au 8,8 (8,8 vezes a distância do formulário dom nós) de distância. Agora hoje o cálculo orbital é até 0,24 Au com um mínimo tão baixo quanto 0,15. Isso está sendo recalculado o tempo todo e poderia ficar ainda mais perto, mas isso depende do que ele encontra no cinturão de Oort.

A Lua é 0,00256 Au forma nos dar uma comparação.

Você deve estar ciente que o cometa  pode trazer os restos com ele e vamos passar pela pista de restos - se existir - em torno do 06 de novembro de 2011. Poderia este cometa novo período de tempo (?) ser a origem das histórias de Nibiru?


Veja aqui:

http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=C/2010%20X1


clique em Orbit Diagram







Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails